terça-feira, 13 de agosto de 2013

Sacrifícios...


Por Diogo Camilo

Um tipo de sacrifício há, que é chamado de sacrifício propiciatório ou misericordioso, isto é, um sacrifício tal que pacifica a ira e a indignação de Deus, e obtém misericórdia e perdão para os nossos pecados. E embora no Antigo Testamento houvesse certos sacrifícios com esse nome, contudo há apenas UM desses sacrifícios pelos quais nossos pecados são perdoados, e a misericórdia e o favor de Deus obtidos, o qual é a morte do Filho de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo; nem jamais houve outro sacrifício propiciatório em qualquer tempo, nem jamais haverá. É esta a honra e a glória desse nosso Sumo Sacerdote, no qual ele não admite nem parceiro nem sucessor....
Outro tipo de sacrifício há que, embora não reconcilie com Deus, é feito por aqueles que são reconciliados por Cristo, a fim de testificar de nossos deveres para com Deus e mostra-nos agradecidos a Ele. Esses, portanto, são chamados sacrifícios de louvor, adoração e ações de graças.
O primeiro tipo de sacrifício Cristo ofereceu a Deus por nós; o segundo tipo nós mesmos oferecemos a Deus por Cristo.

A singularidade sacrifício de Cristo não significa, pois, que não temos sacrifícios a oferecer, mas somente que a natureza deles e o seu propósito são diferentes. Não são materiais, mas espirituais, e seu objetivo não é propiciatório, mas eucarístico, a expressão de uma gratidão responsiva.
Que sacrifícios espirituais, portanto, o povo de Deus com “ Sacerdócio santo” oferece a Ele? A Escritura menciona oito.
Primeiro, devemos apresentar-lhe os nossos corpos como sacrifício, como sacrifício vivo. Isso parece uma oferta material, mas é chamado de nosso culto espiritual ( Romanos 12.1), presumivelmente porque agrada a Deus somente se expressar a adoração que procede do coração. Segundo, oferecemos a Deus o nosso Louvor, adoração e ações de graça “frutos de lábios que confessam o Seu nome”. Nosso terceiro sacrifício é a oração, a qual se diz que sobe a Deus como fragrante incenso. Nosso quarto sacrifício um coração compungido e contrito, o qual Deus aceita e jamais despreza. Quinto, a fé é chamada de “sacrifício e culto”. Também o são em sexto lugar, as nossas dádivas e boas obras, sacrifícios dos quais Deus se agrada. O sétimo sacrifício é a nossa vida derramada como uma libação no culto de Deus até a morte, enquanto o oitavo é a oferta especial do evangelista cuja pregação do evangelho é chamada de “ dever sacerdotal” porque ele é capaz de apresentar os seus convertidos como “uma oferta agradável a Deus”.

A Ele,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um forte abraço, que o Senhor te abençoe

Fiquemos com Ele..

Diogo Camilo