sexta-feira, 8 de junho de 2012

Deus coopera para o bem daqueles que amam todas as coisas.

Por Diogo Camilo,




Parece algo de errado com esta frase do titulo não é mesmo?

 Parece que conhecemos a escrita e ordem das palavras desta frase de forma diferente.

 Pois bem, a ordem seria mais ou menos assim? “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (segundo a sã doutrina libertadora em Romanos 8:28).

Conhecemos assim, e assim é ordem correta não só das palavras, mais também da essência de vida que nelas possuem, não só está escrita incorretamente no titulo, como infelizmente, também nos nossos dias está sendo vivida incorretamente.


As ordens mudaram, o foco mudou, a importância principal tomou outro rumo – infelizmente sou vitima disto também -Vivemos e estamos inseridos temporalmente em um mundo onde o que reina é a ganância, a soberba, o ego aflorado, o “eu preciso”, o “eu quero” o “eu serei mesmo que isto venha me custar tudo o que tenho e o que ainda não tenho”.
 Estamos muito ocupados em nossos dias com nossas coisas. Precisamos estudar muito para sermos os melhores profissionais, ser visto no mercado de trabalho requer muito estudo, dedicação de madrugadas em claro com o rosto em livros, internet, pesquisas infinitas a várias fontes, fazer horas extras atrás de horas extras para garantir o “Mc donalds” nosso de cada dia, MBA, mestrado, inglês, Pós graduação, trabalho extra, segundo trabalho, academia, viagens, compras, presentes, falar o 3° idioma, partir para o doutorado, trocar de carro, trocar de casa, mais trabalho, mais horas extras, novamente compras e mais coisas e coisas e coisas e coisas e infinitamente mais coisas....

Passamos toda uma vida, todo nosso tempo gasto em prol de nós mesmos, e principalmente em prol das coisas para nós mesmos. A correria e a ganância desenfreada pelo “mais” sempre será pouca, nunca teremos o “mais” que queremos, pois sempre aparecerá algo a “mais” a querer. Esquecemos de Deus, e lembramos apenas quando precisamos de "mais" coisas, ai pedimos a Ele mais. E mesmo sem perceber somos enganados pelo inimigo astuto ao nosso derredor, que inconscientemente nos faz dizer a seguinte  frase em titulo de texto : Deus coopera para o bem daqueles que amam todas as coisas.

O Deus que “era” para ser o motivo de toda essa correria, acaba sendo deixado de lado, e acaba nem mesmo sendo lembrado em segundo plano, esquecido, e ai quando Dele lembramos, lembramos apenas para pedir mais coisas, tornamos O Grande Eu Sou, em apenas um cooperador para o bem de nós, que amamos todas as coisas!!! Existe algo de muito errado nisto, algo muito sério no qual a igreja deve-se despertar.

E enraizado na sã doutrina do Senhor onde diz que, Deus usa até mesmo as pedras e as mulas (no bom sentido) para falar ao Seu povo (Números 22:28), pois os mesmos não estão ouvindo ao Seu Espírito que está dentro deles, compartilho aqui uma frase de Dalai Lama um monge budista Tibetano. O atual Dalai Lama é Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama e é ao mesmo tempo líder temporal e espiritual do povo tibetano, diz assim:

“Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido”.


Deus fala sim, através das mulas, das pedras, através de uma sarça ardente e até mesmo através de um incrédulo totalmente contrário a sua fé, afinal Ele é Deus, e por amor ele avisa, o amor que age e que não é apenas um sentimento fala, e age sem limitação alguma da capacidade racional que o homem pode atingir. Aqui nesta frase de Dalai Lama, podemos extrair algo muito precioso, importante e comum a este mundo que estamos inseridos, Podemos ver um alerta de um Deus bom que não age apenas como espectador, mais que fala da forma como tem que falar para aqueles o qual Ele ama.

Dalai Lama enfatiza quem somos e o que somos, o que estamos fazendo com nós mesmos por nossa buscar retardada pelas coisas. Perdemos a saúde, a paz, e a própria essência da vida para junta dinheiro e coisas,
e depois perdemos essas coisas para recuperar a saúde que foi abandonada. Algo retardado, e parecido com um fantoche guiado por nada.
Pensamos ansiosamente no futuro, fazendo academias, juntando dinheiro e tornando avarento quase sempre e se esquecemos do presente, da vida chamada já que temos para ser vivida, e acabamos não vivendo , fazendo planos e passando por cima de quem for capaz para nada. Juntamos coisas nesta terra como se nunca fossemos morrer, e acabamos morrendo como alguém que nunca de fato viveu o verdadeiro sentido da vida e sem nada que juntou.

Novamente Romanos 8:28 “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”.(Palavras do Apóstolo Paulo)

“Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”.


Eu amo com minha vida a bíblia e a cada dia me apaixono mais por essa preciosidade disponível a nós. Devemos aprender a vivê-la. E neste versículo o Apóstolo Paulo é muito claro em dizer: Devemos amar a Deus!!!! Sobre tudo, sobre todos, devemos amar a Deus. Amar com todas as nossas forças a Deus!!!! E amando a Deus todas as coisas irão cooperar para nosso bem. Não precisamos buscar por coisas desenfreadamente quando amamos a Deus, as coisas buscam aqueles que O amam. Amar a Deus deve ser nossa correria diária, Buscar adora-lo deve ser nossa maior parte de tempo, conhecer Sua palavra deve ser nosso estudo diário, Amar a Deus é desejar tê-lo sempre, a todo momento e a todo lugar, e todas as outras demais coisas serão consequência deste amor e cooperarão para o bem daqueles Ele amam.

Foi para isso que fomos criados, para ama-lO, quando decidimos amar-lO pelo o que Ele é descobrimos que temos tudo o que de fato precisamos para viver, o Amor dEle é mais do que suficiente para nós, é abundante, por isso o Apóstolo Paulo diz que todas as outras coisas apenas cooperam, apenas vem como “bônus”, descobrimos que as coisas são temporais, passageiras, mais Ama-lO é eterno.


Minha oração de hoje é que eu seja levado a fazer como o Apóstolo Paulo Diz: Ama-lo com todo meu coração, fazendo de todas as outras coisas apenas um bônus cooperativo de importância secundária, fitando meus olhos, coração, pensamento, força, energia e vida nEle. Peço que o Espírito Santo me dê mais paixão por Ele, me livrando do pensamento deste mundo, e das coisas temporais, conduzindo –me para o meu propósito maior de vida: Adora-lo e Ama-lO.



Tolo é aquele que faz de Deus apenas um refúgio cooperador de seu amor pelas coisas, Sábio e feliz é o que faz de Deus sua maior paixão de vida, sabendo que nEle estão todas as coisas.



Abraços fraternos



“Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. (Romanos 8:28)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um forte abraço, que o Senhor te abençoe

Fiquemos com Ele..

Diogo Camilo