sexta-feira, 22 de março de 2013

Na contramão do sistema.




Por Diogo Camilo,


“...Ele disse estas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum. Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?”

[João 6:59-60]




Hoje o mundo, mais do nunca celebra o entretenimento, o mundo hoje bebe abundantemente entretenimento e diversão, e totalmente inserido neste contexto, a arte, o teatro nos últimos tempos tem sido muito celebrado em várias partes do mundo, do Brasil, e até mesmo nas nossas igrejas.

E algo que podemos dizer da arte e do teatro, é que ele em sua essência aprecia as luzes, os holofotes, a visibilidade, as emoções... e tudo isso é muito bom, faz muito bem, mas o mundo da arte embora não parece é muito “Light”, leve, cordial, atrativo, não cabe a cultura apreciativa do teatro dizer que hoje existem Cristãos pelo mundo sendo torturados e mortos por razão de sua fé em Cristo Jesus, não cabe a cúpula apreciadora do teatro ouvir ou falar que aqui no Nordeste de nosso País milhares e milhares de crianças são vendidas como objeto, comercializadas para práticas sexuais violentadas desumanamente e escravizadas a preço de um pedaço de pão.. não cabe muito bem aos admiradores e proclamadores da arte em nossos tempos lembrar as pessoas que existem jovens missionários doando sua juventude por amor ao Evangelho de Jesus em terras distantes, não, não cabe nesse “mundinho” colorido da arte dizer que a responsabilidade das muitas injustiças que existem no mundo, toda calamidade e todo choro são culpas daqueles que podiam fazer algo diante delas, mais não fazem absolutamente nada, ou fazem muito pouco.

No mundo da arte, do teatro, tudo é de fácil aceitação, tudo deve ser de aceitação, é tudo muito açucarado. No mundo da arte o que vale é agradar a todos, levantar aplausos, elogios, o importante é que todo mundo saía satisfeito, imagina ofender alguém... não, não pode!! Só que um dia, numa terra distante um homem chamado JESUS contrariando todo sistema, contrariando TODOS os pensamentos e opiniões da maioria se apresentou diante do modelo estabelecido, e ele disse algo que fez com que muitos se sentissem ofendidos e escandalizados. Sabe o que ele disse?? Ele disse: “ Eu sou o caminho, Eu Sou a Verdade, Eu Sou a Vida!! E ninguém vai ao Pai a não ser por mim!!!”

Ele disse: “ EU SOU, EU SOU O PÃO QUE DOA A VIDA, O PÃO VIVO QUE DESCEU DO CÉU!!!” E dizendo isso Ele disse ser FILHO DE DEUS!!! E dizendo isso Ele DISSE SER DEUS, ELE DECLAROU SER O PRÓPRIO DEUS!!! Um choque ao povo, portanto agora todos deveriam se submeter a Ele, se arrepender de suas vidas rebeldes e se voltar a Ele, somente a Ele, afinal Ele declarou ser DEUS.

Mais como lemos em (João 6:59-60), não foi bem isso que aconteceu não é mesmo amados, não foi, Jesus foi crucificado porque muitos se sentiram ofendidos por Ele, e muitos dos discípulos que o seguiam se escandalizaram ao ouvir isso e os abandonaram, e sabe porque?, porque Jesus não era como eles queriam que Ele fosse...

A mensagem pode vir até você como forma de teatro, o formato pode ser arte, mais o conteúdo não é de acordo com o gosto da maioria!!!

E esses discípulos do texto que lemos, só porque acharam dura e ofensiva demais as palavras do Senhor o abandonam. E Hoje existem aqueles que ainda abandonam ao Senhor por achar tudo duro demais, escandaloso demais, alguns paressem dizer assim: “ Olha Jesus fica ai no seu cantinho, porque eu vou só até certo ponto, até aqui eu te dou ouvido, até a qui eu te sigo, mais se você disser algo que contrarie minha vontade, minha opinião eu estou fora ok?”

Só que o Senhor não se mostrou nem um pouco abalado com a repreensão de todos, Não!! Ele não disse: “ Pelo amor de Deus não me abandone, tudo bem eu mudo o conteúdo, ok, eu vou pegar mais leve”. Não, Jesus não se abalou, pelo contrario Ele ainda s virou para os seus discípulos, os que verdadeiramente eram seus discípulos e Disse: “ E Vocês não vão embora como a maioria? Vocês não vão me abandonar como a maioria?” (João 6:67)

Então Pedro, um dos 12, se levantou cheio da graça de Deus e respondeu: “ PARA ONDE, PARA ONDE IREMOS SE SÓ TÚ MESTRE, SOMENTE O SENHOR, E MAIS NINGUÉM NESTA TERRA TENS AS PALAVRAS DE VIDA ETERNA!!!”

Feliz são aqueles que não se escandalizam nas palavras do Senhor, felizes são aqueles que encontram doçura em Suas palavras, elas são de vida. É por isso que para os que crêem, as palavras do Senhor são doces como Mel.

Na verdade a Dureza não estão nas palavras do Senhor, mais sim nos corações daqueles que as ouvem. Não é a palavra que é amarga, mais sim a boca que não experimenta por estar cheia de amargura.

Enquanto Jesus curava, ressuscitava mortos, realizava milagres e não confrontava o povo ele tinha todos por perto O apertando.. bastavam ser contrariados e sumiam..

Aqueles que creem que Ele verdadeiramente é Deus o glorificam e entendem que de Seus lábios saem palavras de VIDA, palavras que nos levam a experimentar a boa, perfeita e agradável vontade dEle para nossas vidas.



Não se amolde a este mundo, exerça o ministério que o Senhor confiou em suas mãos para confrontar o pecado amando o pecador, apregoando as boas notícias do Evangelho libertador de Cristo.



Fuja do modelo deste mundo, ouça as palavras de vida do Senhor... só ele as tem.



Em amor amados,



Abraços fraternos.



Com Cia Real de Teatro.




Um comentário:

Um forte abraço, que o Senhor te abençoe

Fiquemos com Ele..

Diogo Camilo