quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dor e Sofrimento...


Por: Diogo Camilo,

Hoje quero falar de algo que o Senhor colocou ao meu coração, algo que não parece ser prazeroso assim a princípio, porque se tem algo que o ser humano não gosta é de sofrer, é de sentir dor, e é sobre isso que quero falar nesse novo texto.

O Senhor me levou a meditar seriamente a esse assunto, após vários questionamentos que chegaram a mim, de pessoas próximas sobre o por que de tanto sofrimento, tanta dor, eu também me questionava muito sobre isso, mas foi em Deus que encontrei o total esclarecimento e a paz sobre esse assunto, foi na palavra que minhas perguntas foram completamente sanadas. Que possamos ao final da leitura sair com mais estrutura em nossa vida cristã sobre esse assunto.

O fato é ninguém gosta de sofrer, mas foi no Senhor que cheguei a conclusão obvia que neste mundo, nesta vida não há meio de se viver livre da dor e do sofrimento, estão estão diretamente ligados a nós. E existem sofrimentos e dores dos mais variados tipos e níveis em toda criação, estar vivo é estar sujeito a dor, é estar exposto ao sofrimento.

Vou dar um exemplo simples se nos atentarmos aqueles programas de animais da "Discovere", vamos ver ali detalhadamente que no reino natural, ou reino animal é muito nítido que a dor e o sofrimento são algo amalgamados em nosso mundo, é um mundo de desespero, de mata-mata, de come-come, presa versus predador. Mas se olharmos para o nosso reino, o "reino humano" vamos então perceber que nossa realidade não é muito diferente da dos animais, ouso dizer que a nossa é um tanto quanto pior; são as guerras, os assassinatos, o "11 de setembro", os roubos, os assaltos, os estupros, as calamidades, tsunames, enchentes, terremotos.

Temos na Constituíção; trabalho escravo infantil, aborto, em relação as doenças, o câncer e a aids. Outro dia descobri também em um desses documentá rios uma nova doença que se instalou na humanidade e ataca o sistema nervoso, e faz com que as pessoas doentes, sintam dores crônicas e constantes, e para que essas pessoas possam viver com um pouco mais de dignidade, precisam receber altas doses de morfina para amenizar a dor.

Sofremos também com as mentiras, o divórcio, a traição, a depressão, o stress, sofremos pela morte de entes queridos, pais que perdem filhos, filhos perdem pais, em com isso, parece que toda dor não acaba mais. Nós nascemos em meio ao sofrimento, uma gestação, um parto são regados a dor e desconforto.
Nós nascemos em meio ao sofrimento, vivemos a todo momento expostos ao sofrimento, e quando morremos sofremos e deixamos dor e sofrimento aos que ficam.

E é só nós querermos prestar a atenção que vamos começar a claramente perceber que existe dor e sofrimento para todos os lados: Por Exemplo:  O local onde você está agora, neste exato, Você está acomodado confortavelmente protegido do sol, da chuva e do vento, enfim, para que este lugar estivesse de pé alguém teve que suar muito. A mesma coisa a sua blusa 100% algodão, alguém teve que passar uma vida toda de baixo de sol e chuva colhendo o algodão que te veste, a mesma coisa com o feijão, o grão que é colhido um a um, grão a grão a mão, isso sem falar da feijoada que você come que fez com que um animalzinho fosse abatido e sangrado até a morte.

O incrível disso tudo é que concluímos o seguinte: Que todo nosso bem estar é pago  devido ao sofrimento de alguém!! Se você está ai agora, e está bem, é porque alguém pagou um alto preço por sua vida, alguém pagou!!!
Foi realizado uma pesquisa nos EUA e eu gostaria de compartilhar com vocês pois cabe muito bem a nosso assunto. Na pesquisa os realizadores buscavam sabem qual era a principal dúvida entre os adultos a cerca de Deus, uma pesquisa um tanto quanto ousada, entrevistaram então milhares de adultos americanos e chegaram a uma conclusão naquela nação: Que os adultos tinham uma principal dúvida, um principal questionamento " Se Deus existe, então porque existe tanto sofrimento e tanta dor no mundo?".

E este questionamento também é muito comum feito por "ateus", daqueles que dizem não crer em Deus, " Por que se Deus é bom como a biblía diz Ele ser, se Ele é todo poderoso, conhecedor de todas as coisas, então porque Ele permite tanto sofrimento? Tanta tragédia?" E porque os ateus não conseguem entender as coisas espirituais eles gritam: DEUS NÃO EXISTE!!!!! Eles não conseguem conciliar a graça, o amor, o poder de Deus com o lamento, o choro e a angustia do homem, eles não conseguem conciliar essas duas realidades!! E você amado do Senhor??? Qual é sua resposta em relação a dor, qual sua resposta em relação a sua dor?? Qual é?

E eu confesso que gemi muito comigo mesmo diante desta pergunta, e Deus é bom, é muito bom!!!! E pedindo a Ele uma luz de Seu amado Espírito Santo diante de todo esse assunto a cerca da dor cheguei a uma concreta conclusão, e quero primeiramente trazer algo a você que é:

* Primeiramente devemos entender que Deus não é culpado do sofrimento que existe no mundo.

Algumas pessoas dizem que seria muito mais fácil crer em um Deus de amor se não houvesse sofrimento, e essas pessoas se perguntam porque Deus não criou o mundo sem sofrimento e sem dor, e minha e nossa resposta é que foi justamente isso que Ele fez. A biblía diz em Gênese que no principio tudo era bom, tudo era lindo e maravilhoso, antes da queda do homem pelo pecado a vida era super abundante, boa e agradável, não havia choro, não havia dor, não havia lamento, não havia ausência de Deus, tudo era muito bom.

Só que aconteceu o que todos nós sabemos, o homem caiu, quis seguir seu próprio caminho, e é por isso que Deus não pode ser acusado de ter criado o mal, porque isso nós trouxemos sobre nós mesmos, foi a rebelião do homem que trouxe a dor para dentro da história.
Entendamos de uma vez por todas que não foi Deus o causador da dor, não foi Deus o criador do mal, o que Deus fez foi apenas permitir que o mal fosse possível.
E porque Deus permitiu que o mal fosse possível?????

Eu gosto de responder isso crendo que Ele permitiu porque Ele sabia que amar era dar liberdade, que amar era dar outra escolha, Ele ao nos amar nos deu o poder em escolher ama-lO ou não.
E se Deus é bondade a outra escolha só pode ser a ausência de bondade, e que nós gostamos de chamar de mal. O mal não foi criado por Deus, mais o mal é o resultado de não se ter escolhido a Deus, o mal é apenas o resultado da ausência do bem. Por isso Deus não pode ser acusado de ter criado o mal, mais pode ser acusado te ter amado.

E alguns retrucam como a dizer, se não seria então melhor o Senhor ter nos amado tirando a nossa liberdade. Mas queridos, se pararmos pensar um pouquinho, qual é a única exigência do amor? O amor possui apenas uma exigência. Quem ama espera ser amado, e Deus quando nos amou, Ele esperou ser amado!! Mas o amor que não é livre não é amor, talvez se fossemos forçados a amar a Deus por conta de um poder isso não seria amor. Eu tenho certeza que se nós humanos tivéssemos este poder de fazer o outro nos amar, nós faríamos uso deste poder, porque afinal de contas o homem é mesquinho, ele pensa nele mesmo, mas o Senhor é diferente do homem e Ele decidiu que fosse possível a escolha.

Diante disto surge uma outra pergunta: Diante de toda existência do mal e do sofrimento, este justifica essa liberdade dada a nós??? Não seria melhor não existir liberdade para não sofrer? mas acontece o seguinte amados, se não existisse liberdade, não seria possível a vontade própria, a opinião, o sentimento, uma afeição verdadeira. Se Deus quisesse um zumbi ou uma marionete, Ele não teria criado o homem. Nos primeiros capítulos da bíblia, ali vamos ver Deus nos revelando o motivo pelo qual criou a humanidade, Ele nos criou para desfrutar de um relacionamento vivo e real com Ele, Deus desejou se relacionar, amar e ser amado genuinamente por mim e por você.

O Mal não foi criado por Deus, o mal é o resultado de não ter se escolhido a Deus, é a ausência de Deus, é a falta dEle.

Precisa ficar muito claro em nossas cabeças, até para que nós possamos colocar o mal em seu devido lugar, que o mal não é o oposto do bem, é colocado muito valor sobre o mal quando dizemos que ele é oposto do bem, pois ao dizermos que ele é oposto colocamo-nos em igualdade, e o mal não pode de maneira alguma ser igualado ao bem porque ele não tem o mesmo valor, o mesmo peso e a mesma glória que o bem.o mal é apenas a ausência do bem e não seu oposto.

E a biblía vem nos revelar que até mesmo Satanás é servo de Deus, Satanás depende de Deus, depende da graça e misericórdia de Deus. Eles não brigam em igualdade, Satanás não é oposto de Deus porque Deus não tem oposto, Deus é incomparável, inigualável. Pode existir oposição oposição por parte de alguns loucos, mais não existe oposto de Deus.
E se o mal serve a Deus como aprendemos, isso nos revela algo preciosissímo amados, com isso outra coisa que precisamos saber sobre a dor é que: A dor não é algo necessariamente de todo ruim. Todo sofrimento que existe na terra não é completamente mal.

Eu sei que isso é muito mais fácil dizer do que viver, mas todo sofrimento que existe na terra não é completamente ruim. E porque? Amados vocês crêem que Deus é bom?Vocês crêem que Suas misericórdias duram para sempre? Então se Cremos que Deus é bom, e que toda criação é alvo deste
amor, se nós realmente cremos nisto, então todo sofrimento deve ter algum propósito no amor de Deus.


"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." ( Romanos 12: 1-2)

" Se ofereçam em sacrifício!!!!" diz o apóstolo, no que se diz respeito ao sofrimento, nós precisamos de nossas mentes renovadas, transformadas para assim experimentarmos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, e compreender que se Deus é bom, então todo sofrimento depois da queda tem um propósito a cumprir na vontade de Deus.

Vamos pensar por um instante na dor física, esta que causa sofrimento. Só depois de gastarem milhões de dólares em pesquisas, médicos e pesquisadores chegaram a conclusão que o melhor sistema de defesa que existe é a dor. Sentir dor faz sim, bem a saúde, existe uma doença que vai nos ensinar e também nos revelar o quão importante é a dor para o nosso bem estar. E o nome desta doença é a LEPRA, inclusive a lepra é muito citada nas escrituras, e creio que muitos não sabem ( assim como eu não sabia), que um dos problemas da lepra é que ela age e atua como um anestésico, ou seja, a lepra tira a dor da pessoa, ela incapacita a pessoa portadora desta doença a sentir dor. Vou dar um exemplo simples, imagine uma criança com esta enfermidade, se ela jogar bola descalço em cima de cacos de vidros e ali se cortar, seus pezinhos ficarão expostos de carne e ossos, e se ela continuar ali jogando como se nada tivesse acontecido, com isso seus pezinhos iam cada vez mais se abrindo e espalhando sangue. Agora imagine esta mesma criança só que agora sem essa enfermidade "Lepra" e ela pisasse em cacos de vidros jogando bola, o que aconteceria????

Ela gritaria de dor, ela iria chamar a mãe não é mesmo?? Então assim ela ficaria deitadinha com os pezinhos para cima, e ali então receberia auxilio, e seu pezinho não ficaria pior. DEFESA DO CORPO!!!! 
Coloque sua mão no fogo, a dor fará você tirar rapidamente para que o pior não aconteça. DEFESA DO CORPO!!!!!!

E os leprosos nos tempos do Senhor, eles não eram muito agradáveis a vista, e uma das razões disto era porque eles não sentiam, eles não podiam sentir por não ter mais sensibilidade, Eles viviam se ferindo, e se ferindo.

Agora amados veja só que interessante: Me digam o que foi que nosso Senhor Jesus fez quando ia curar os leprosos?? Qual foi a cura?? Quando Jesus curava os leprosos o que Ele fez foi devolver a capacidade de sentir dor.

A cura dos leprosos foi ter a dor dor de volta!!!! E porque???

PORQUE A DOR É UM INSTRUMENTO BOM,QUE MOSTRA COM MUITA CLAREZA QUE ALGO ESTÁ ERRADO, É PARA ISTO QUE SERVE A DOR, A DOR É UMA ESPÉCIE DE ALARME QUE NOS LIVRA DE UM PERIGO MAIOR!!

E da mesma forma, e mesma maneira amados, a dor e o sofrimento no mundo tem o objetivo de avisar a humanidade DE QUE ALGO ESTÁ MUITO ERRADO NESTA TERRA. O sofrimento não existe porque foi projetado por um Deus carrasco, mais ele existe porque é um mecanismo que nos faz perceber que algo não está bem, e percebendo que algo não está bem nós buscamos ajuda, NÓS BUSCAMOS A DEUS!!!
Quantos não descobrem a Deus porque foram quebrados na dor? Quanto não buscam a Deus no momento do sofrimento? Até o ateu busca a Deus no momento do desespero.
E a Grande pergunta é: Será que o homem olharia para o alto, buscaria a Deus se tudo estivesse muito bem obrigado aqui na terra?? É amados, sabemos muito bem qual é esta resposta, sofrimento pode não parecer ser muito agradável, mais é algo necessário, e desempenha bom papel na história da humanidade depois da queda.

Outra coisa que devemos aprender sobre o sofrimento é que nós Cristãos não somos chamados para fugir da dor e do sofrimento.
Não é que exista um chamado para o autoflagelo, não é isto. É porque todo Cristão tem o chamado para o amor, nós fomos chamados para amar, todos nós fomos, e amar custa, amar doí!!!! Só que a filosofia do mundo grita o que?? PARE DE SOFRER PARA SER FELIZ!!! O mundo prega que não existe felicidade em meio ao sofrimento. Então que este mesmo mundo diga isso ao apóstolo Paulo que sofreu até as ultimas consequências ao Senhor, que o mundo diga isto aos milhares de mártires pelo mundo que se alegram nas arenas a beira da morte por amor ao Cristo ressurreto, e que o mundo diga isto ao próprio Senhor Jesus o filho de Deus que experimentou sublime felicidade ao cumprir a vontade do Pai morrendo naquela Cruz, naquele dia, e naquele lugar.

Por isto s bíblia diz em alto e bom som NÃO SE AMOLDEM AO PADRÃO DESTE MUNDO, NÃO PENSEM COMO O MUNDO PENSA!!!! Mais muitas somos influenciados pelo pensamento do mundo, e acabamos misturando e adaptando o evangelho ao pensamento do mundo, e com isso nosso discurso acaba sendo: VENHA PARA JESUS E PARE DE SOFRER!! Será?? Será que nós realmente paramos de sofrer quando aceitamos a Cristo?? Será que Jesus realmente pregou que não sofreríamos mais aqui na terra??

Infelizmente muitos de nós ainda se deixam enganar com a tola idéia de que quando aceitamos a Cristo, Deus assina uma espécie de termo nos livrando de todo tipo de dor e sofrimento, só que acontece que dor vem, esses tolos de pensamento mundano acabam quebrando toda aliança que foi feita com Deus e se desviam, se afastam cheios de magoazinhas. Mas e se tivessem lhes pregado a verdade? e se tivessem dito o que Jesus de fato disse: NO MUNDO PASSARÍAMOS SIM POR AFLIÇÕES, e se eles soubessem que servir a Jesus tem sim um alto preço. Que não existe super heróis e que em toda história do Cristianismo nunca existiu ninguém que nunca passou por dores e sofrimentos. Nenhum grande homem ou mulher de Deus que decidiu trilhar o caminho da santidade se viu livre da dor e do sofrimento, tanto físico, quanto psicológico, o apóstolo Paulo dizia: " Eu esmurro a minha carne e reduzo meu corpo a escravidão"

E porque, e para que?? Para que pudesse viver a plena, boa, agradável vontade Deus para sua vida.

Não sei se isto vai lhe soar como heresia  para você mais o sofrimento também faz parte da gloriosa vida com o Senhor aqui na terra. Amar custa caro!!!

Mas nós não somos os únicos a sofrer, porque Deus sofre também. Eu creio de todo meu coração  que Deus sendo um Deus tão justo e bondoso, Ele somente permitiria a existência do sofrimento se fosse possível Ele sofrer também. Somente um Deus Severo seria capaz de permitir o sofrimento sem que isso o atinja, e se vermos com atenção, na biblía fica claro que em toda história Deus sofrendo em angustia com relação a humanidade, Deus é um Deus compassivo, Ele vive, Ele sente a sua dor, Ele não é um telespectador, Ele é um Deus que sofre junto. E mais, Ele é um Deus que sofreu por nós naquela cruz, naquele dia, naquele lugar, o pior dos sofrimentos, a pior das dores, e o pior dos abandonos. O próprio Deus veio para sofrer, e sofreu o pior para nos poupar.

A dor é um mal necessário depois da queda, e Deus não pode ser acusado de ter criado a dor, mais pode ser acusado de ter amado, e amar é dar liberdade!!!!



Em amor a este Deus, que em sua própria dor nos encontrou.


Por: Diogo Camilo de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um forte abraço, que o Senhor te abençoe

Fiquemos com Ele..

Diogo Camilo