quinta-feira, 23 de maio de 2013

"Tal maneira"




"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
(João 3:16)



Por: Diogo Camilo

“Tal maneira”, só sei que é estranho, desumano, é difícil de mais entrar na minha cabeça tudo isso, é inimaginável. Torna-se difícil porque é incapaz da racionalidade humana poder mensurar tamanha beleza e grandeza, não é para entender mesmo, mais sou teimoso, e como sou. Pois é, convido para se apresentar a bancada na tentativa de clarear uma explicação.. com vocês o apóstolo João, apóstolo que andou mais próximo do Deus/homem Jesus, o Deus encarnado que andou nesta terra, bom, ele andou com Jesus, comeu com Jesus, passou frio, calor e dores nas pernas pelas andanças com Jesus, sim ele é conhecido como o apóstolo do amor e da verdade, o homem perfeito para nos ajudar, e definiu que o Deus que estava ali ao seu lado, pertinho, amou este mundo de “tal” maneira que deu seu filho para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna, sem perecer, para sempre.  Certo, “Tal maneira”, foi a palavra usada, Deus amou de tal maneira, o apostolo do amor, o apostolo conhecido como o apostolo mais amável e que mais se assemelhou ao amor não conseguiu definir o amor de Deus, não encontrou verbo, substantivo ou gramática qualquer para defini-lo, se existe alguém pronto para definir amor só pode ser aquele que andou com o amor encarnado, esse é João, mas amou de” tal maneira” foi tudo que ele conseguiu dizer.

O amor de Deus experimentado de perto por João era muito, infinitamente, eternamente mais glorioso do que qualquer racionalidade humana pudesse descreve-lo,  Deus Amou de tal maneira e é isso!!! Não sei se você consegue compreender a dimensão disto, mais se existia alguém nesta terra no tempo de Jesus mais preparado que pudesse definir AMOR, este alguém era João, mais este não encontrou palavras para descrever. E quem sou eu, e quem é você para poder descrever? Uma vez ouvi um pregador muito querido dizer que amor não se entende, não se compreende, amor se aceita e se recebe. Se formos tentar entender o Amor de Deus por nós perderemos um tempo desnecessário e não estaremos desfrutando dEle, é difícil entrar na minha cabeça, mais é fácil muito fácil entrar no meu coração se eu O permitir.

E quais são os traços deste amor capaz de deixar sem palavras aquele que mais entendia deste assunto?
Nada nos pode separar do amor de Deus. A Bíblia diz em Romanos 8:38-39 “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”

O amor de Deus é um amor de sacrifício. A Bíblia diz em João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
O amor de Deus dura para sempre. A Bíblia diz em Salmos 136:1 “Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.”

Como a Bíblia descreve o amor? A Bíblia diz em 1 Coríntios 13:4-7 “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” 

Deus o criador supremo do Universo, santo, justo, Aquele que tem a autoridade máxima, Aquele que vive de eternidade em eternidade por que nem o tempo é capaz de conte-lo ou retê-lo, Aquele que tem e é o caráter mais elevado existente, O ser mais sublime existente que sustenta o universo em suas próprias mãos nos amou. Amou a mim e a você, pecadores, afrontadores, mentirosos, egocêntricos, sujos, limitados, nos amou de “tal maneira” ao ponto de descer de seu trono de glória e louvor e vir a este mundo caído e destruído em forma de um bebê, dependente de uma virgem, sua própria criação, submeter a todas as limitações que um homem pode ter, Ele viveu no meio dos homens, cheirou o cheiro dos homens, sofreu o pior dos abandonos e morreu a pior das mortes, por amor, E porque ?? Ora, Ele nos amou de “tal maneira”. Depois de meditar nestas palavras de joão 3:16 começei a adotar uma nova postura diante do amor de Deus. Deus amou o mundo, e deu-se para não perecermos e assim recebermos uma vida abundante, linda, limpa e eterna, com Ele, ningém pode nos separar deste amor Ele nos ama e escolheu.

O amor de Deus é muito mais que um sentimento, O Amor de Deus é uma ação. Uma ação voluntária onde Ele mesmo se doou em favor de nós, sem pedir nada em troca, sem buscar recompensas. O amor de Deus não exige troca de favores, ele se entregou, entregou seu corpo voluntariamente, então não preciso comprar ou pagar é de graça pela graça, por Ele.

Ele amou e ama você de tal maneira, não tente compreender, desfrute da doce e graciosa presença de seu Amado Criador... Corresponda o Amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um forte abraço, que o Senhor te abençoe

Fiquemos com Ele..

Diogo Camilo